O que são as Fibras de Carbono:
As fibras de carbono são provenientes da pirólise de materiais carbonáceos que produzem filamentos de alta resistência mecânica. São conhecidas desde o século XIX. Thomas Edison usou as fibras de carbono como filamentos das primeiras lâmpadas incandescentes. As primeiras fibras eram feitas de utilizando-se de bambu ou algodão enquanto as atuais têm como matéria prima básica o petróleo.
A grande utilização das fibras de carbono ocorreu após a descoberta de sua grande resistência a tração por volta dos anos 60 do século passado.
A vantagem de sua grande resistência comparativamente ao aço, e seu alto modulo de resistência trouxeram a possibilidade de soluções inteiramente novas para o mercado.
As Fibras de Carbono na Construção
A utilização das fibras de carbono na construção civil, de iniciativa recente (aprox. 10 anos) deverá sofrer um grande incremento a partir de agora pois as suas características permitem soluções diferenciadas e praticamente únicas em muitos casos.
A elevada resistência a tração da mesma (aprox. 10x a do aço para a mesma seção), alto módulo de elasticidade, rapidez na aplicação e seções reduzidas do material transformam o produto inigualável em uma série de aplicações.
As principais aplicações são:
· Aumento da capacidade de suporte das vigas e lajes bem como de pilares em condições especiais, tais como
· Aumento de sobrecarga de estrutura existente para novos equipamentos ou mudança de utilização.
· Recomposição para a carga de projeto prevista inicialmente em caso de erros de projetos e/ou execução.
· Reforços em áreas que não se pode alterar o pé direito da construção pois as suas dimensões são mínimas (menos de 1 cm).
· Reforços em tanques e caixas d’águas circulares.
· Reforços em ponte e viadutos.
3 Motivos para usar reforço estrutural com fibra de carbono
O reforço estrutural aumenta a resistência das peças de concreto armado. Esse processo é indicado quando as construções, sendo novas ou antigas, estão sujeitas a sobrecargas não previstas no projeto original. O reforço estrutural também é usado para quando há reformas na edificação que possam fragilizar a estrutura.
O uso das fibras de carbono para fazer o reforço estrutural está em crescimento, veja 3 razões para esse fato.
1) Praticidade
A aplicação das fibras de carbono é mais prática que os métodos tradicionais, pois sua aderência junto ao elemento estrutural é feita com resina epoxídica, diminuindo o tempo de aplicação do material, em apenas 24 horas após sua aplicação, o ganho de resistência já permite seu recobrimento.
2) Redução do tempo de obra
O composto de fibra de carbono atinge 100% da sua resistência em apenas 7 dias, muito mais rápido que o concreto que demora 30 dias.
3) Maior durabilidade
O coeficiente de dilatação da fibra de carbono é baixíssimo, esse material também possui alta resistência. A fibra de carbono possui alta resistência a todos os tipos de ataques químicos e também não sofre com a corrosão.